-
Arquitetos: Valor-Llimós
- Área: 1055 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Simón García
-
Fabricantes: Cortizo, Faveton, Terrazo Pujol
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este volume térreo é acessado através de uma cobertura que serve como extensão das duas fileiras de árvores que foram preservadas. Trata-se de uma edificação unitária de 22x51 metros alinhada com a passarela de pedestres existente que une os diferentes equipamentos escolares do quarteirão.
O programa está distribuído em ambos os lados de uma faixa central formada pela sala de espera, com espaços claramente diferenciados para consultas, administração, áreas restritas e instalações. A implantação da edificação na parte inferior do terreno cria uma praça de entrada com estacionamento, tornando-a facilmente expansível.
Dois pátios interiores iluminam o centro do edifício, permitindo luz e vistas diretas para o exterior a partir dos espaços comuns e salas de espera. Todas as salas de uso contínuo têm luz natural, e a sala de educação sanitária abre-se para um pátio ajardinado protegido das vistas.
O posicionamento dos espaços permite uma estrutura modular de pilares, vigas e lajes de concreto. A fachada combina concreto texturizado in situ com fachada ventilada cerâmica, e os interiores são de azulejos e painéis OSB, com superfície texturizada para que o ambiente mude sutilmente de acordo com a luz de cada hora do dia.
A cobertura é ventilada, com acabamento em pedra pré-fabricada, proporcionando um bom isolamento térmico e acústico, podendo ser considerada uma quinta fachada, visível desde vários pontos próximos da edificação.